terça-feira, 26 de julho de 2011

MPS/BR - Wiki

 

Longa do Wiki, ou seja, o texto que foi criado na sua integra e que não pode ser publicado no Wiki, para que o mesmo não perdesse a forma de texto rápido.

EM UMA SEQUÊNCIA "LÓGICA" SOBRE OS TEMAS ABORDADOS SURGE O MPSBR.
Vou Abordar a questão de um ponto de vista, um pouco, não usual, ou seja, não tradicional, explico, vou abordar a questão do ponto de vista econômico-contábil.

Este ponto de vista, é um dos motivos alavancadores para o surgimento deste modelo de competência, explico, este movimento que recebe o nome de MPSBR, é a busca, por parte das empresas brasileiras engajadas em produzir com mais competência softeware, e ao mesmo tempo atender as variáveis econômicas brasileiras. Por isto surge o tema "DILEMA".

MPSBR ( Melhoria do processo de software Brasileiro) surge como uma alternativa para as empresas de desenvolvimento de software que buscam aprimorar o processo de desenvolvimento de software, más que sofrem com as dificuldades do tamanho de seu negócio, e como consequência com os limites que estas empresas possuem para sustentar a mudança na sua linha de produção.

"Produzir com qualidade é caro!", a máxima, pode, parecer uma piada, más esta mesma máxima esconde uma verdade, que fez surgir o movimento de melhoria da capacidade de desenvolvimento de software tropicalizado para o Brasil, e que surge no seu anacrônico, MPSBR.

Surge com as empresas brasileiras engajadas no processo de desenvolvimento de software com competência, e maturidade, baseados no modelo estado unidense ,conhecido como, CMM, ou CMMi, que no decorrer do processo de adequação da sua linha de produção a estes modelos, logo, verificaram que o processo de aquisição da competência é muito oneroso, e que a curva de retorno sobre este investimento, ainda, é muito longa.

Para o perfil de investidores que este modelo busca atender, ou seja, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de desenvolvedores de software ( que corresponde a 73% das empresas brasileiras), isto, significa uma restrição fatal, ou seja, um verdadeiro "dead lock".

Como investir mais na produção, ou seja, melhor, na linha de produção, buscando atingir a competência, e a maturidade que o modelo tem por objetivo atingir?

Bem, não demora muito para compreender, contabilmente, que existe, como, consequência a necessidade de injetar no custo do produto final o valor deste investimento - que se transmite pela competência, ou maturidade, do produto final.

É uma política que a MPE deve assumir para buscar vencer a curva de MPE, e, assim, buscar alavancar negócios que permitam ao longo do tempo ela, a MPE, se tornar uma Grande Empresa, entretanto, isto é ao longo do tempo.

Suge a pergunta - e quem? até chegar neste momento de maturidade, "lá...", quem? sustentará o custo da empresa que esta investindo em melhoria da sua competência, e em maturidade do produto final?

Bem a saída logo a frente, e até certo ponto direta, na relação contatual - do ponto de vista do direito - é o comprador dos produto! ou, se preferir, o contratatante dos serviços a serem executados!

Este seria o cenário perfeito, entretanto, e "sempre" surge um entretanto, a concorrência, que mora ao lado!, logo, ao lado! diga-se de passagem, surge! e diga-se de passagem, também, isto é o quê se prega como um sistema de economia perfeita, aonde existem vários forncedores do mesmo produo, ou seja, isto é o que um modelo de livre concorrência prega, e espera, ou seja, deve haver mesmo concorrência,

Este concorrente, então, oferta o produto, ou o serviço, por um valor inferior ao que a sua empresa que esta engajada em um processo de aquisição de competência oferta, surge então o dilema! O que fazer?

O contratante tem a resposta na ponta da caneta dele, até porque, tudo para ele assume um carácter jurídico-econômico-financeiro! Ele logo enuncia "aquele que ofertar o melhor produto pelo menor preço" ganha!.

Bem daí surge este movimento - conhecido como MPS/BR, para adequar uma busca de melhoria, de maturidade e de competência - muito benéfica! - as variáveis brasileiras.

Se o leitor me permitir, usar de um eufemismos, CMM, CMMi ou MPS/BR, no fim, são sabores, posso assim dizer, que no fim das contas, e no fim, realmente, é uma conta! a regra, maior, é a da livre econômia de mercado, ou seja, da econômia perfeita, da ampla concorrência, e por este motivo, a expressão mais adequada par a MPE como vencer o "Dilema" ? 

Fonte de referência sobre o assunto: http://www.softex.br/portal/softexweb/uploadDocuments/CIBSE2010_MPSBR_CameraReady.pdf>>

Autores do link referenciado: (Kalinowski, Santos, Reinehr, Montoni, Rocha, Chaves,Travassos) – alunos da COPPE/UFRJ

domingo, 24 de julho de 2011

Manipulando imagens 2ª parte

 

Resumo da atividade:

Utilizando da ferramenta GIMP ( gratuíta e disponível para download) realizei uma atividade aonde manipulando ferramentas de seleção, e de camadas, pude criar uma nova imagem, resultado da combinação de duas anteriores, ou seja, criar uma fotomontagem.

Usarei o tutorial on line da ferramenta GIMP, assim, como, um guia rápido de como unir imagens distintas para criação de uma fotomontagem, disponível, no site relacionado (http://www.tecmundo.com.br/158-gimp-unindo-elementos-de-imagens-diferentes-em-uma-so-para-criar-uma-fotomontagem-.htm)

Imagem 1 – fotografia com um fundo a ser ocultado.

27092009(selecionado)

imagem 2 – paisagem aonde sera combinada com a imagem 1.

paisagem de graos

 

Imagem final, já combinada com as anteriores

paisagem combinada

 

Gostou, então pratique, é fácil, e o software é gratuíto.

Siga o roteiro publicado e você também vai conseguir fazer uma fotomontagem!

Para provar que é simples vou combinar outras duas imagens, observe!

 

Foto 1 – imagem que será combinada ( Pedro e Tina ) amigos de meu fiho que vieram visitá-lo no ano passado.

30062010(002)

 

Foto 2 – a imagem que será utilizada como fundo ( background) para a fotomontagem – Domingos Martins – Aracê.

25072010(003)

Resultado da fotomontagem quando combino a foto 1 com esta última:

Tina e Pedro em Domingos Martins

Legal!, você também pode fazer a sua fotomontagem, use o tutorial acima referenciado! Faça, e deixe o seu comentário.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Manipulação de Imagem

Capacitação Sistemas Multimídea – Tarefa 1

Ambiente

25072010

Distrito de Aracê, Domingos Martins, ES, no dia 25 de Julho de 2010.

A proposta foi de manipular a imagem com uma aplicação de uma camada (layer), na verdade, com a subtração de uma camada, no caso trabalhando com as cores do vídeo (RGB) produzindo o efeito até chegar ao preto e branco, e a redução da imagem inicial com um corte.

25072010(001)

Primeira foto, ainda não tratada, da mesma cena, observe o detalhe que o corte provocou, como, por exemplo, o zoom, que terminou por ocultar o terreno logo abaixo as árvores, e provocou a ênfase na vegetação, nas montanhas e no clima.

Cores e Velocidade

26062010(001)

Nesta imagem procurei tratar a saturação e o brilho, da imagem, para ressaltar as corres e, por fim a velócidade da foto.

26062010(2)

Uma das consequências da aplicação deste filtro foi acentuar a definição das cores e acentuar o contorno dos objetos.

FramesSDC16477

Nesta imagem estou buscando tratar o enquadramento, para isso, desloco a imagem para o centro e insiro um frame ao seu redor, como consequência,  para executar esta operação eu retiro as informações mais periféricas.  Busco assim, transmitir uma menssagem mais objetiva ao leitor, destinando a sua atenção para o centro da imagem.

SDC16477 (2)

Criando Texturas

Com esta fotomontagem, pretendo excluir a presença de alguns detalhes, criando desta forma uma nova textura, aproveitando as informações de imagem para isso.

SDC16503

Para criar uma textura, a partir da foto existente, eu realizei o zoom e aplicar um filtro para modificar a satura e o brilho das imagens, isto, para ressaltar os contornos e as cores das imagens. Como a resolução desta imagem é limitada ao dispositivo de entrada que na época estava progamado para 2.0MPixel, esta textura será mais adequada para pequenos dispositivos, como, por exemplo, para telefone celular.

SDC16503

 

Com estes exemplos, espero ter demonstrado como é possível, através de imagens do nosso cotidiano, e com os recursos de um sofware de manipular e imagens.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Blogs e Ofensas - Como a justiça vem tratando este assunto?

Uma dúvida é uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre um assunto, que até então não foi tratado com prioridade, e que passou a ser priorizado, seja por vontade própria, ou por motivadores alheios. 
Uma dúvida interessante, e que se tornou um ponto de partida para o assunto desta postagem é: A utilização dos Blogs como meio ofensivo da imagem de outro, ou seja, de terceiro, utilizando o blog como meio de publicar ideias ou propagar ofensas. Estas ofensas que conflitam, que lesionam "Bens" que são tutelados pelo Estado, ou seja, que são protegidos pelo Estado, e que no dever de protegê-los, quando forem ameaçados, ou lesionados, deve punir os agressores - sem deixar é claro de cumprir com o rito processual legal – de maneira a preservar a ordem e proteger os mesmos bens.

A imagem, por exemplo, é um “Bem”, e quando esta é ofendida, ou lesionada, cabe ao vitima de tal lesão, exigir que o Estado, tutor deste bem, penalize os agentes que praticaram o crime, sendo esta uma discussão complexa quando feita no âmbito do Direito Constitucional, assim, como, no âmbito do Direito Civil e do Direito Penal. Este inclusive trata do assunto no capítulo que trata dos “Crimes Contra a Honra”,  e fornece nomes jurídicos próprios a este tipo de conduta - tipificando as mesmas como crimes – especificamente, tratando estas condutas nas hipóteses de Calunia, de Difamação, e de Injúria.

Nos meios de comunicação, que utilizam a mídia digital para propagar ideias - e entre estes tipos de mídia posso inserir a Internet, como, um meio para tal - é crescente a preocupação de particulares, tendo por razão o aumento da quantidade de ameaças – ou mesmo lesões – a imagem, seja de um particular, ou de uma empresa.
Exemplo deste tipo de lesão à imagem pode ser observado na quantidade de jurisprudências publicadas pelos diversos tribunais, sejam estaduais (TJs), ou mesmo, o tribunal federal (STJ) sobre o tema.
Fazendo uma leitura sobre os diversos julgados, o leitor, poderá observar que na maioria (quantitativa) dos casos destacados, e pesquisados, o acusado termina por indenizar ao ofendido, ou seja, o meio de comunicação, a mídia, não protegeu apenas a liberdade de expressão – utilizada pelo agressor -, más, garantiu aos que foram ofendidos a reparação, proporcional, aos danos sofridos, assim, como, assevera a constituição federal de 1988 no seu artigo 5º, V.
“é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;” (Art.5º,V,CRFB de 1.988)
Levo então o leitor deste blog a criticar como uma mídia pode ser utilizada em, alguns, momentos de forma incorreta causando danos materiais e morais a imagem de outrem, não sendo esta discussão, em si, inovadora, já que estes tipos de conduta são tão antigos na sociedade, como, por exemplo, os relatos da tragédia de Antígona, escrita por Sófocles (495 a.C. – 406 a.C.) que envolvem também a Difamação, e a Injuria, ou seja, a lesão a imagem exterior (objetiva) e interior (subjetiva) de outrem.
Cabe aqui então ao leito, perceber qual o seu papel,  qual bem deve preservar e proteger, e em especial, ao leitor tutor sobre os riscos associados à má utilização dos recursos, e a necessária exposição dos riscos aos pupilos, que os utilizam muitas vezes diligentemente, e as potencias consequências, como, por exemplo, o braço do Estado, a Justiça, que julga conforme as Leis, e a forma como esta tem considerado tais questões.
Para reforçar a posição, publico algumas referências, para o leitor mais interessado nos detalhes, sobre este assunto, facilitando assim a definição de sua posição sobre o assunto.

Data de Publicação: 09/05/2011
Ementa: RESPONSABILIDADE CIVIL. Veiculação de ofensas através da Internet. Criação de perfil falso em rede social de relacionamentos com a inserção de comentários ofensivos. Inexigibilidade de fiscalização e censura prévia das informações postadas pelos usuários. Obrigação, contudo, de remoção do conteúdo injurioso após regular interpelação. Desídia do provedor em efetivar a cessação das ofensas realizadas por terceiro. Manutenção indevida do dano à imagem e a honra da consumidora. Dano moral configu...
Encontrado em: RESPONSABILIDADE CIVIL. Veiculação de ofensas através da Internet. Criação de perfil falso em rede social de relacionamentos com a inserção de comentários ofensivos. Inexigibilidade de fiscalização e censura prévia das informações postadas

Data de Publicação: 31 de Março de 2011
Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO AÇÃO INDENIZATÓRIA C/C PEDIDO DE TUTELA INIBITÓRIA LIMINAR PARCIALMENTE DEFERIDA ABSTENÇÃO DE VEICULAÇÃO DE OFENSAS CONTRA OS AUTORES, ATRAVÉS DE BLOG, NA INTERNET DESCUMPRIMENTO DA DECISÃO MANUTENÇÃO DO CONTEÚDO OFENSIVO AGRAVAMENTO DA SITUAÇÃO DETERMINAÇÃO PARA RETIRADA DO AR, DO BLOG QUE CONTINHA AS OFENSAS MEDIDA NECESSÁRIA PARA A ESTABILIZAÇÃO DO PROCESSO, VISANDO QUE NOVAS OFENSAS NÃO SEJAM INSERIDAS E QUE O PROCESSO PRINCIPAL POSSA SER DECIDIDO SOLUÇÃO ADEQUADA DE...
Encontrado em: LIMINAR PARCIALMENTE DEFERIDA ABSTENÇÃO DE VEICULAÇÃO DE OFENSAS CONTRA OS AUTORES, ATRAVÉS DE BLOG, NA INTERNET DESCUMPRIMENTO DA DECISÃO MANUTENÇÃO DO CONTEÚDO OFENSIVO AGRAVAMENTO DA SITUAÇÃO DETERMINAÇÃO PARA RETIRADA DO AR, DO BLOG


Data de Publicação: 05/10/2010
Ementa: OBRIGAÇÃO DE FAZER Internet Blog "Meninas da Bola", através do qual assacadas pesadas ofensas contra o agravante Liminar concedida para sua remoção das páginas da Internet Agravo do Google, com alegação de afronta a princípios constitucionais de liberdade de expressão Descabimento, pelas razões do corpo do voto Agravo improvido. .


Data de Publicação: 01/10/2008
Ementa: DANO MORAL RESPONSABILIDADE CIVIL Alegação de publicação de conteúdo ofensivo e calunioso através de "Blog" (Diário Virtual de página de Internet) ~ Configuração do ilícito e do dano Hipótese em que comprovada Fato que, na espécie, gera o dever de indenizar ? Hipótese em que o dano "in casu" atingiu a honra subjetiva e objetiva do demandante constituindo ofensa à parte social de patrimônio moral Recurso provido para julgar ação procedente ..


Data de Publicação: 11/02/2011
Ementa: . Eleições 2010. Agravo de instrumento. Recurso especial. Propaganda eleitoral. Contrariedade a dispositivos do Código de Processo Civil e do Código Eleitoral . Não configuração. Inviabilidade de reexame de fatos e provas na instância especial eleitoral. Súmulas 279 do Supremo Tribunal Federal e 7 do Superior Tribunal de Justiça. Dissídio jurisprudencial. Similitude fática e comparação analítica entre os julgados não verificadas. Agravo de instrumento ao qual se nega seguimento. ...
Encontrado em: de qualquer ambiente virtual, sítios da internet ou quaisquer outros meios... qual sustentou que: a) "o texto considerado ofensivo foi direcionado para pessoas... deveria ser retirado de qualquer meio virtual, de outros sítios da internet que não


Data de Publicação: 28/03/2011
Ementa: . A Coligação Todos Juntos por Minas e Hélio Calixto da Costa, candidato a governador no pleito de 2010, formularam representação em desfavor de Gabriel Sousa Marques de Azevedo, com fundamento em prática de propaganda eleitoral negativa. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), confirmando decisão monocrática anteriormente proferida, julgou o pedido procedente, determinando ao representado que se abstivesse de divulgar no sítio www.amigosdoanastasia.blog.br qualquer no...
Encontrado em: irregular. Divulgação, em blog, de nota e link para vídeo com conteúdo ofensivo à honra de candidato. Retirada da nota e vídeo do referido blog. Procedência... vídeo, sabedor de seu conteúdo ofensivo, através de nota e link publicados no
Data de Publicação: 1 de Janeiro de 1970
Ementa: Recurso. Representação. Eleições 2010. Propaganda eleitoral irregular. Divulgação, em blog, de nota e link para vídeo com conteúdo ofensivo à honra de candidato. Retirada da nota e vídeo do referido blog. Procedência do pedido. Preliminar de ilegitimidade passiva. Negativa de autoria e divulgação de caminho virtual para o vídeo. Irrelevância. Responsável por blog que divulga vídeo, sabedor de seu conteúdo ofensivo, através de nota e link publicados no referido blog. Responsabilidade peladivul...
Encontrado em: de seu conteúdo ofensivo, através de nota e link publicados no referido blog.... Divulgação, em blog, de nota e link para vídeo com conteúdo ofensivo à honra... irregular. Divulgação, em blog, de nota e link para vídeo com conteúdo ofensivo à


Data de Publicação: 22 de Fevereiro de 2011
Encontrado em: DA EXCLUDENTE PREVISTA NO ART. 142, I DO CPB. SUPOSTAS OFENSAS REALIZADAS POR MEIO DA INTERNET E ATRAVÉS DE PANFLETOS DISTRIBUÍDOS EM LOCAIS PÚBLICOS. PARECER..., por alegações orais ou escritas, mas sim por meio da internet e através


Data de Publicação: 22 de Fevereiro de 2011
Encontrado em: , I DO CPB. SUPOSTAS OFENSAS REALIZADAS POR MEIO DA INTERNET E ATRAVÉS... a impetração que o paciente estaria sendo processado por eventual criação de blog.... tudo que se tem nos autos é uma cópia de uma petição apócrifa divulgada num blog anônimo


Data de Publicação: 29 de Junho de 2010
Encontrado em: ", através de postagem de comentário no blog "SOS Porto Belo" e disseminação... DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO EX VI DO ART. 61 DA LEI 9.099 /95. NÃO


Data de Publicação: 10 de Maio de 2011
Encontrado em: que o conteúdo ofensivo foi veiculado através de reduzidas notas, sem maiores destaques... e informação. Daí que, refutam-se as notícias injuriosas, ofensivas ou difamantes... tratado nos autos, no qual constam expressões ofensivas na narrativa dos fatos


Data de Publicação: 18 de Maio de 2011
Encontrado em: IZATÃ"RIA. DIVULGAÇÃO ATRAVÉS DE OUTDOOR E PELA INTERNET DE CONTEÚDO OFENSIVO. RETIRADA DE MATERIAL EM TUTELA ANTECIPADA. DANO MORAL. PESSOA JURÍDICA..., que o agravado vem realizando verdadeira campanha de ofensas contra a empresa


Data de Publicação: 25 de Novembro de 2010
Encontrado em: ofensivo em â€BLOGâ, sob pena de multa diária. Alegação que postaram conteúdo no endereço da Internet (‘BLOGâ€), impondo, ainda, pena...£o imposta através da decisão vergastada, diante da falta de informação da URL








Cabe

terça-feira, 12 de julho de 2011

As mídias de conhecimento, a evolução da velocidade de acesso aos recursos da Internet, e a Economia.

Faz algum tempo que trabalho com as tecnologias conhecidas como  'infraestrutura voltados a Internet', tanto para usuários de redes particulares, corporativas, como para usuários de redes públicas, usuários particulares.

A utilização dos recursos da Internet, por estes últimos, explodiu, se é que posso utilizar este termo, nos últimos 10(dez) anos, isto, pontuo como consequência de dois fatores, que contribuíram decisivamente para isto, o primeiro é o incremento da velocidade de acesso dos usuários à Internet, acompanhado do segundo, a popularização dos micro computadores, através da redução do custo para aquisição destes últimos.

Apoiado nesta introdução, más, dirigindo em direção ao ponto que envolve a Educação a Distância (EAD), a partir do momento em que a largura da banda de acesso a Internet tornou-se mais acessível,ou seja, a relação entre megabits por segundo por Real ( [Mb/s] / R$),  se tornou mais equilibrada em termos economicos,   houve uma incrível oportunidade para disponibilizar a Educação a Distância, como, um meio efetivo do processo de educação, ou seja, antes a limitação física - geográfica -, e econômica - custo- impedia a popularização desta espécie de processo de educação, hoje vencendo os dois aspectos abordados na introdução, a oportunidade se torna fato, e o EAD se torna uma alternativa para alavancar algumas espécies de Economia.

Sim a Economia formal, a Economia do nicho da Educação, são afetadas por este novo processo,como, por exemplo, quando houver a conclusão, a formação, ou a graduação dos atuais participantes do EAD, que serão adjetos do termo "mão de obra qualificada", entretanto de maneira mais economica, quando comparados a maneira tradicional - presencial -  do processo de transferência de conhecimento.

Estes recursos estarão nas cidades conhecidas como "do interior", que passaram a possuir mão de obra altamente especializada, e que esta inserida na sociedade destas cidades, ou seja, serão rapidamente se transformarão em agentes de uma espiral positiva da economia, gerando novos recursos com a utilização dos conhecimentos adquiridos durante o processo da formação - transferência de conhecimento -, via EAD.

Outro aspecto, não menos importante, é a forma mais rápida com que estes agentes serão inseridos na Economia, já que os mesmos não se deslocaram de sua cidade para adquirir um conhecimento especialista, ou de graduação em uma área de conhecimento, ou seja, seus relacionamentos sociais estão ativos e produzindo efeitos sobre a economia local.

Estes dois pontos, a inserção de mão de obra qualificada - em pontos distantes da capital - e de maneira mais rápida, ou seja, sem retirar aquele recurso humano do interior, permitindo que eles possam afetar a economia do local aonde residem, e recebem o conhecimento, decretarão uma mudança do eixo da Economia nos próximos anos. 

Mudança que deve envolver, cada-vez-mais, e de forma mais acirrada, a disputa pela distribuição de recursos entre os municípios "do interior" com " o município da capital", do Estado, isto porque, aquele homem, aquele recurso humano,  que deixava o interior para ir estudar na capital e adormecia, ou até mesmo, perdia suas relações sociais e económicas, em um futuro mediático, ou seja, breve, não fará mais este movimento.

Este movimento será continuo no seu município, na sua micro-região e provocará então o deslocamento gradual do eixo da economia, que poderá ser de maneira mais acentuada se organizarem políticas de reinvidicação para atender este novo tempo, esta nova economia.

EAD - Aspectos Legais

Este é um espaço na Internet que busca ligar informações sobre os amparos legais, que as instituições, e alunos hoje possuem sobre o tema Educação a Distância (EAD).

O blog também não poderia deixar de cumprir com suas obrigações de "ponto de consulta",  disponibilizando informações aos visitantes,  coletando a opnião dos visitantes, de certa forma se tornar um ponto de conexão entre pessoas que desejam expressar suas opniões sobre os  temas propostos.

Tudo isto seguindo as boas práticas do diálogo, do respeito,e da liberdade, previstas na nossa Constituição, e garantidas por meios dos seus mais distintos instumentos.

Portanto lembro aos que tem interesse de participar deste espaço que "toda a liberdade deve ser acompanhada de responsábilidade", aqui um pouco distinto,porém muito próximo, da ideia prevista em Direito das Obrigações,  " Schuld  e Haftung, aquela como sinônima de debitum e esta como sinônima de obligatio", extraídas da teoria binária , ou dualista, que entre outros é atribuída a "Alois Brinz".
   
Meu muito bem vindo a todos!